Jardim São Paulo em Vila Velha Você Sabia?
Por Eliane Barcellos
Nesta tarde de terça-feira o empresário Charles Manga (Diretor da Rádio Ativa ES e Grupo Manga Produções), visitou uma das ruas do Bairro Jardim São Paulo. Hoje a Rádio Ativa foi convidada por uma ouvinte, para contar as demandas e dificuldades do bairro, Paula Cesini Ferreira, Técnica em Enfermagem, moradora do Bairro há 36 anos, Iasmim e sua cachorrinha Penélope, contaram um pouco dos problemas e a história do bairro. A criação do bairro foi em 1987, quando a Prefeitura Municipal de Vila Velha promoveu o desmembramento da área em quadras e o seu povoamento, dando início ao processo de criação de Jardim São Paulo.
No bairro Jardim São Paulo , está localizada a União dos cegos Dom Pedro II (Unicep), escola de deficientes visuais, a maior entidade de atendimento aos deficientes visuais do Estado e a quinta maior do país. Paula apontou que a maior dificuldade do bairro hoje é a falta de segurança e a demora de transporte público.
O bairro possui um comércio modesto, com padaria, lojas de material de construção, restaurantes e salões de beleza e fica próximo ao bairro Novo México, possui aproximadamente 87 mil metros quadrados.
Em 1989 foi fundado o Movimento Comunitário. Aos poucos a região foi contando com os serviços de fornecimento de energia elétrica, rede de água e escoamento de esgoto. As ruas Unicep (da União dos cegos) e Rosa são as principais vias.
O bairro limita-se pelos bairros de Vila Nova, Jardim Colorado, Novo México e Jardim Asteca. Antes da fundação o local era um grande areal que integrava o bairro Novo México. O bairro conta com cerca de 2 mil habitantes. Na próxima Semana o Bairro receberá a visita do candidato a Vereador Lucas Fraga, que será acompanhado pela equipe da Rádio.